CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 27 de julho de 2010

"Que Bom Amigo" (Milton Nascimento), Por Vanessa

Neste mês que temos o dia do amigo fui convidada mais uma vez pelos donos desse blog a escrever utilizando uma canção que fale sobre o tema amizade. Missão difícil. São muitas as músicas, mas poucas que eu realmente gosto e que estavam disponíveis, já que existiriam outros textos falando de algumas canções. Encontrei a canção “Que bom amigo” do Milton Nascimento, que achei perfeita pra ocasião.

Na amizade mesmo que o tempo passe, mesmo com toda distância, mesmo sem se falar, o carinho continua igual. A amizade é a forma de amor mais pura e verdadeira que existe. O simples fato daquela pessoa existir já faz o mundo melhor. Mesmo sem vê-la sabemos que ela está ali. Nos piores e nos melhores momentos ela estará ao nosso lado, mesmo ausente fisicamente. Amigo de verdade nunca deixa de ser amigo. Pode-se brigar e até parar de falar, se afastar, afinal as pessoas são muito orgulhosas pra perdoar, admitir os próprios erros, compreender o outro... Mas quando há uma amizade verdadeira, e não só uma relação superficial e/ou de interesses, todas as divergências são superadas e a relação volta ao normal, como se nada tivesse acontecido, ou melhor, aprendendo com o que aconteceu. Como diz na canção: “Que bom amigo, poder saber outra vez que estás comigo, dizer outra vez a palavra amigo.... Sentir que tu sabes que estou pro que der contigo. Se bem que isso nunca deixou de ser.” E nunca deixa mesmo. Amigo é aquele que mesmo após uma briga, coisa natural da convivência nos relacionamentos humanos, se você precisar ele estará lá. E só a presença dessa pessoa já faz com que você se sinta seguro, feliz... Amigo é aquela pessoa que nos traz alegria sempre que pensamos nela. Amigo é aquele com quem queremos compartilhar nossas alegrias, tristezas, dúvidas... Com quem queremos compartilhar tudo, ou quase tudo. Amigo é aquele que briga com a gente quando necessário, discorda da nossa opinião se for o caso, cansa de ouvir as mesmas histórias, mas sempre as ouve com toda a paciência do mundo, como se fosse a primeira vez, e repete milhões de vezes os mesmos conselhos que não ouvimos antes, e quando ainda assim fazemos besteira podem até brigar mas também nos oferecem seu ombro. Amigo também erra, claro, é humano, mas isso não importa. Amigo é aquela pessoa que a presença faz com que nosso rosto se ilumine com um sorriso. Que alivia os sofrimentos da vida em uma conversa. Que nos ajuda a superar os problemas, a ver “uma luz no fim do túnel”, a encontrar soluções. Amigo é aquele que nos traz a vida toda vez que se aproxima de nós, seja pra uma conversa séria, pra “jogar conversa fora” ou pra ficar em silêncio. Amigo é aquele que nunca nos pede nada em troca, nem amizade, está com você pelo carinho que sente, mesmo que esse não seja retribuído, e se alegra com a felicidade do outro. Amigo nunca deixa de ser amigo. Amizade é uma das coisas mais valiosas da vida, nos resta aprender a valorizar melhor o que possuímos, a respeitar, a cuidar, a reconhecer e agradecer o que recebemos e temos, mesmo sem merecermos.

Link da Letra:

http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/808232/

Vamos juntas caminhar

Além da vida, além do tempo

Nos meus caminhos mais brilhantes,

Encontrei você, pequena notável

Sorrindo, chorando, real e intensa

Sempre sonhando e ensinando a sorrir

Amiga, irmã. Dádiva, Vanessa.

3 comentários:

Nine disse...

Texto brilhante, lindo, parabéns, maninha! Você conseguiu, sutilmente, falar do calcanhar de aquiles das amizades, que é a parte imperfeita que existe em nosso amigo, mas mesmo assim, amamo-os. O que os faz imperfeitos e passíveis de erro, reforça nossa amizade, visto que erramos e necessitamos ser compreendidos, sem sermos julgados, e ao falar das divergências e por vezes deslizes, você conseguiu mostrar que amizades passam por altos e baixos, mas quando o sentimento é sincero, um tropeço é visto como algo que o fortalece mais, e não como algo que vai apagando o sentido de tudo. Te amo!Mais uma vez, parabéns!

Vanessa disse...

Não fala assim que morro de vergonha! rs Também te amo maninha!! Mto!!!! Acho até que o texto pareceu um pouco mal humorado, mas juro que não foi a intensão. rs Acho que o mais importante, independente de brigas e erros, é aprendermos a valorizar a amizade que temos, retribuir o carinho que recebemos, aceitar as pessoas como elas são, como gostaríamos de ser aceitos também.

Anônimo disse...

Seu texto não pareceu mal humorado, fique tranquila. Ele pareceu verdadeiro, e isso é o mais importante.
Você tem um estilo de escrever fantástico. Suas palavras transmitem força, verdade e sensibilidade. É incrível como você e o Jean, que foi o outra autor a postar no blog esta semana tem estilos parecidos.
Seu texto está incrivelmente belo.
Parabéns!