CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 8 de junho de 2010

"Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)" (Nando Reis) X "O Mundo Anda Tão Complicado" (Legião Urbana)

Mais um desafio a superar, confesso. Falar de amor é sempre tão clichê, e ao mesmo tempo, difícil, quando se deseja expressar através de palavras, o que não se traduz. O sentimento que move o mundo, o sentimento que pode transformar o mundo. Por esse motivo, uso dois nomes que exercem grande influência musical em mim, pra tentar expressar um pouco isso. Peço licença a Nando Reis e seu “Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)” e ao meu trovador solitário Renato Russo, e o seu “O Mundo Anda tão Complicado”.

Ambas as canções falam de amor, aquele simples, que todo mundo quer viver. Falam de coisas corriqueiras do dia-a-dia que se tornam muito mais saborosas e menos triviais, quando existe um amor no pacote. Daqueles onde há companheirismo, onde as pessoas crescem juntas, constroem juntas, se modificam juntas, uma para a outra e para si mesmas.

Nando, em seu mundo completo, pela presença de alguém essencial, mostra como contratempos comuns da nossa rotina passam despercebidos, e seriam fáceis de serem superados com a presença de alguém que faz nosso coração bater mais forte. Até grandes problemas da humanidade parecem pequenos, já que a fome que devora alguns milhões de brasileiros perto disso não tem importância. E a morte que nos toma a mãe insubstituível, de repente dela já nem me lembro. A derrota de 50 e a campanha de 70 perdem o sentido, assim como datas, fatos e aniversários passam sem vestígios. Qual a importância disso diante do amor? Injúrias, promessas, mentiras, ofensas, são superficiais. Nem se roubarem a carteira com meus documentos eu ligo.

Renato, em seu mundo complicado, conta o cotidiano de um casal que tenta construir uma vida em comum, onde hoje eu acordo meio dia, e amanhã é a sua vez. O nosso telefone chega sexta-feira, temos que consertar o despertador, e separar todas as ferramentas, porque a mudança grande chegou, não precisamos dormir no chão, pois a cama chegou na terça, e na quinta chegou o som. Eu, que sempre faço mil coisas ao mesmo tempo, agora que temos nossa casa, é a chave que sempre esqueço. Me empresta um par de meias? Estou com sono, vamos dormir. Isso lembra uma cena de “O Curioso Caso de Benjamim Button”, onde ele e sua amada estão de mudança, pintando as paredes da casa e dormindo num colchão no chão da sala, único móvel que eles têm. Na verdade, não se precisa de muita coisa pra preencher o espaço físico quando o espaço emocional está devidamente ocupado.

E entre todo esse ir-e-vir que nos acomete todos os dias, Renato mostra que devemos aproveitar as pequenas nuances que nos permitem mostrar nosso afeto, sair da rotina e ser românticos, mesmo que seja clichê e fora de moda. Vamos chamar nossos amigos, a gente faz uma feijoada. Esquece um pouco do trabalho, e fica de bate-papo. Porque precisamos viver o mundo a nossa volta e não se fechar em um mundo duplo, onde fica a carência da multiplicidade que sempre nos foi ofertada. Precisamos saber viver, tragar, sorver o amor. E isso só é possível quando ele nos abre um mundo novo, onde podemos dividi-lo com nossos afetos especiais, o que multiplica a felicidade.

Temos a semana inteira pela frente, e a vida inteira também, estamos apenas começando, então me diga como foi seu dia. Você sujou a roupa bem na hora que já estava saindo? Você pegou o maior transito e acabou perdendo o cinema? A gente chega na sessão das dez, não tenho dúvidas que com você daria certo.

Não acha o papel onde anotou o telefone que está precisando? Cortou o dedo abrindo a lata e ainda continua sangrando? Foi mal na prova de geometria e periga de repetir de ano? O carro parou de madrugada por falta de gasolina? Não é porque tá muito frio, não é porque tá muito calor, o problema é que eu te amo. Juntos faríamos tantos planos, com você, meu mundo ficaria completo. E até que é fácil se acostumar com seu jeito.

E não é porque eu sei que ela não virá que eu não veja a porta já se abrindo. E que eu não queira tê-la, mesmo que não tenha a mínima lógica nesse raciocínio. E assim, o amor nos faz acreditar mesmo no improvável, e não deixar de desejar algo, pois não é porque não faz sentido, que eu vou dizer que eu não ligo, eu digo o que eu sinto e o que eu sou. E não é que eu esteja procurando no infinito a sorte pra andar comigo, se a fé remove ate montanhas, o desejo é o que torna o irreal possível. E podemos estar felizes, sorrindo e cantando, pois queremos ouvir uma canção de amor que fale da nossa situação, de quem deixou a segurança de seu mundo por amor.

Ei, não tenha dúvidas, que eu queria estar mais perto. Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver. O meu mundo anda tão complicado, e hoje quero fazer tudo por você...Porque eu te amo, não tenha dúvidas, pois isso não é mais secreto. Juntos viveríamos por mil anos, porque o nosso mundo estaria completo. E juntos morreríamos, pois nos amamos, e de nós, o mundo ficaria deserto. E eu vejo nossos filhos brincando, lembrando, e depois cresceriam, e nos dariam os netos.

Eu só queria me casar com alguém igual a você, pois no meu coração fiz um lar, meu coração é teu lar. E não sei se esse mundo está são, nem se ele é bom, mas ele ficou melhor desde que você chegou. Meu mundo anda tão complicado,e ele não teria razão se não fosse por você. Com você, o meu mundo ficaria completo. Minha cor, minha flor, minha cara. Só é possível te amar...Vamos fazer um filme? Eu te amo...

By Mônica

Links das Letras:

http://letras.terra.com.br/nando-reis/84293/

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46961/

0 comentários: