CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Semana que vem (Pitty) X O Último dia (Paulinho Moska)

Depois de duas terríveis semanas sem post, pensei no fim. Do mundo, lógico. As ideias não podem cessar jamais. Na verdade, estou há duas semanas enrolando pra fazer um determinado post. E agora, quando realmente paro pra fazer isso, o que veio na cabeça não foram os sentimentos da forma como eu iria falar. Sim, eles vão emergir urgentes nas linhas que se seguem, mas por uma inquietação coletiva pela qual todos nós já passamos. Quem nunca se perguntou o que faria se soubesse quando vai ser seu último dia nesse mundo cruel, do qual precisamos, para trazer à tona nossas vontades de ser reais e nos sentirmos satisfeitos? Pra tal divagação, que envolve o mistério da única certeza humana, envolvo nomes de destaque no meio musical. Ela, com o Rock, ele, com a MPB. Coloco na arena, Pitty e Paulinho Moska, no duelo entre Semana que vem e o Último dia.

Mostrando ao mundo que cavalheirismo ainda tem seu valor, primeiro as damas. A baiana que é o pouco que se salva do rock nacional atual, questiona e sugere que não se deixe nada pra depois, que não percamos tempo, porque esse tempo pode não existir. Ela diz que o mundo ainda precisa de um tempo pra mudar (podemos esperar ou devemos nós – pequenos notáveis que queremos um mundo possível de se viver – fazer ele mudar já?), e que temos tempo até tudo explodir. Tempo para concertar os desarranjos que deixamos pelo caminho. As arestas não aparadas. Mas não teremos tempo pra sempre. Agora é hora de fazer tudo ter valido a pena. Hora de dizer tudo que precisamos dizer, hora de se arriscar, pra não se arrepender se realmente for o último dia de nossas vidas, se for a nossa última chance.

Não podemos marcar um dia pra começar a tomar atitudes, não podemos gastar horas pra decidir o que fazer com o resto de nossas vidas, pois corremos o risco de passar o resto da vida pensando no que fazer com ela. Já dizia Lennon, que a vida é aquilo que acontece enquanto planejamos o futuro. Apropriado, não? Nós não temos todo o tempo do mundo, e é isso que Moska reforça. Ele é mais urgente. Não temos uma semana pra pensar no que fazer, temos apenas um único dia, faça valer a pena. Faça o que der, mas faça algo. Será que eu passaria o meu último (e consciente) dia de vida na minha rotina normal e apática que vai resultar em uma frustração abafada pelo travesseiro e uma noite mal dormida da qual não acordarei? Ou vou tentar fazer algo que vivo adiando, o que consequentemente me faz ter uma vida vazia?

Como você deseja passar o seu último dia de vida? Fazendo tudo o que sempre fez ou ousando tudo que nunca teve coragem de fazer por medo do que as pessoas chatas e normais da nossa sociedade medíocre iriam pensar? Morremos de medo de parecermos loucos a cometer insanidades desenfreadamente. Mas se eu estivesse no último dia, abriria sim, a porta do hospício e trancava a da delegacia. E nisso, vejo um pouco de sensatez. Loucura é manter doentes inocentes presos e assassinos sujos soltos, isso sim parece o fim dos tempos. Vivemos sedentos por lucidez, mas embriagados podemos justificar o atraso do nosso acerto de contas.

Não importa, não há tempo, pro tempo que já se perdia. Não posso deixar nada pra depois, não posso deixar o tempo passar pelos meus dedos. A semana que vem pode nem chegar. O dia de amanhã pode nem nascer. Quem vai saber? Nunca saberemos, de verdade, quando será a última vez. Esse jogo, nada mais é do que uma brincadeira de mal gosto, onde sempre palpitamos descompromissadamente e, num péssimo dia, quando nem esperarmos, vamos acertar.

O que eu faria se o mundo fosse acabar? Se o MEU mundo fosse acabar? Achei que tínhamos que viver a vida nessa sensação todo o tempo. O presente já passou. É uma imensidão de perguntas sem respostas, e nem precisamos que elas existam. Só precisamos calar dentro de nós tudo que está pendente. Viver como as borboletas, é a melhor forma de se viver. Elas só duram 24 horas. Precisamos de mais do que isso pra dar o maior vôo de nossas vidas? Não estaremos presentes pra saber como será o dia seguinte do fim do mundo. Eu prefiro arriscar tudo hoje, do que perder tudo amanhã. Quem sabe o quanto vai durar?

By Mônica

Links das Letras:

http://letras.terra.com.br/pitty/69127/

http://letras.terra.com.br/paulinho-moska/48073/

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu amor e seu olhar lírico sobre o mundo sempre gera texto que nos fazem pensar, você é uma grande escritora e a cada texto seu que leio, fico cada vez mais emocionado e feliz por poder estar dividindo um blog com alguém com uma sensibilidade tão aguçada.
Te amo!

PS.: N.E.O.Q.E.A.V.!

Frann disse...

Belíssimo texto, bonita!
E vc falou tudo, nem tem nada a acrescentar.
Vamos viver o hoje como se não houvesse amanhã, como dizia o nosso Renato Russo.
Beijo no coração.

Tainá Crisóstomo disse...

Post legal!
A próxima do paulinho que sugiro é "a seta e o alvo". Tá? rsrs

Beijos!

Unknown disse...

"Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar...Beijei na boca de quem não devia ,peguei na mão de quem nã conhecia...E o tal do mundo não se acabou.."citei esse samba de Assis Valente só pra entrar no clima do seu post, maravilhoso por sinaL. ta ficando cada vez melhor hein!!! beijos