CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Alice no País das Maravilhas (Não me Escreva Aquela Carta de Amor)


O post dessa semana, talvez seja o mais importante pra mim, desde o início do blog. Isso, por si só, já demonstra o peso da responsabilidade, pelo grau de importância pra mim. Tudo isso por falar de um tempo que me causa admiração e deslumbramento, desde as minhas lembranças mais precoces da infância, com o desenho preferido, no qual eu gostaria de mergulhar e viver a história num mundo real. Então, resolvi lançar um desafio a mim mesma, em torno de tudo isso: Juntar várias idéias numa coisa só, fazendo comparações e descobrindo se existe algo que une tudo isso. A idéia principal? Alice no País das Maravilhas, desenho da Disney baseado na obra literária de Lewis Carroll, que agora virou filme, com Tim Burton por trás das lentes. Então, esse post se dedica à Alice, de todas as formas Possíveis. Alice, de Lewis Carroll, onde tudo começou. Alice, o desenho, que me fascinou na infância, Alice no filme, que me fascinou como adulta. E como não poderia faltar, Alice na música, em composição de Paula Toller e Leoni, com o nome “Alice (Não me escreva Aquela carta de amor)”.

Uau. Como começar? Talvez pelo princípio, que é o mais lógico. Ou pelo fim, visto que quando se trata de uma história sem pé nem cabeça, por onde se começa não importa, o que importa mesmo é onde se pretende chegar. Mas se não se sabe aonde ir, não importa que caminho tomar, já dizia o gato sorridente.

Antes de tudo, preciso dar algumas explicações, para que todos entendam as linhas que estão por vir. Comecei a fazer buscas na internet sobre o tema, e coisas marcantes do tema, que acabam invadindo o imaginário de muita gente. Exemplo: Gal Costa tem um CD lançando em 1993 que se chama “O Sorriso do Gato de Alice”, sabe-se lá porque. Com esse mesmo nome, encontrei um blog, com certeza de algum fã inveterado da menininha deslumbrada com um mundo que não existe, a não ser em seus sonhos, “nesse mundo só meu...”, como ela mesma canta.

Achei outro blog, de nome “Siga o Coelho branco”, nome este que seria dado ao CD mais recente de Pitty, mas foi mudado para Chiaroscuro. Porém, a idéia do coelho apressado não sumiu por completo, ao dizer “O Coelho dizendo ´Já é tarde´”, em “Rato da roda”, faixa do CD da Baianinha do Rock. Ainda em minhas buscas, encontrei o blog de Zeca Camargo, que faz uma crítica sobre o livro e o filme, em minha opinião, fabulosas, de fazer viajar na história, para quem a conhece de cabo a rabo como eu, e de fazer querer entrar nela, em quem ainda está descobrindo. Ah! Acrescento que li o livro todo de uma vez só, poucas horas antes de estar aqui escrevendo, para poder fazer algo mais completo sobre Alice. Não seria justo querer falar sobre ela sem saber como foi que ela nasceu de verdade.

A Alice do livro, que se transformou em desenho, é uma menininha que viaja a um mundo que seria do jeito que ela deseja, onde as flores falam, coelhos vestem coletes e podemos pintar rosas brancas de carmim, para que a rainha de copas não nos corte a cabeça. Mas vai muito além disso, e a história engloba muitos personagens que passam por Alice, cada um com suas particularidades, que a marcam de alguma forma.

Tem a tartaruga falsa, que não aparece no desenho, e mostra um animalzinho infeliz, contando de como era legal quando ia pra escola no fundo do mar, estudar Educação Química, Algas práticas de desenho e Chuvória antiga e moderna, bem como o professor de línguas, que ensina bolo inglês e pão francês muito bem.

Tem os gêmeos, Tweedledee e Tweedledum, que no desenho são como num musical, contando histórias através de canções, e que no filme de Burton, a confundem, apontando diferentes horizontes para Alice, que no filme se apresenta quase adulta, mas não menos sonhadora que a do conto de Carroll.

No filme, ela é uma jovem que foge de um casamento, correndo atrás de um coelho branco, entrando em sua toca. Semelhança com o desenho, porém a Alice do filme, teve o mesmo sonho várias vezes, desde a infância. Sempre com esse mundo de maravilhas, que agora ela mergulhou ao entrar na toca do coelho. Enquanto a pequena Alice do livro acha que tudo é real, apesar de ser apenas um sonho, a Alice do filme acha que tudo é um sonho, quando na verdade é tudo real. São dois momentos da mesma pessoa, onde a infância mostra a fantasia, e a visão emocional de um mundo, que a Alice maior torna racional, achando ser fruto de sua imaginação, pensando que a qualquer momento acordará. Mas ela tem a consciência de que está cada vez mais curiosa, e apesar de tudo, segue sua jornada por esse País das Maravilhas com ares de Terra do Nunca, atrás de um coelho apressado, que sua curiosidade anseia em saber o motivo de tanta pressa para um simples coelho, afinal, ela nunca tinha visto um coelho de colete e de relógio.

A curiosidade vence a prudência, pois mesmo tentando dar bons conselhos a si mesma, como ela mesma diz no conto infantil, ela segue os avisos de “beba-me” e “coma-me” que encontra pelo caminho, aumentando e diminuindo de tamanho diversas vezes. E aquela história do cogumelo, que leva a muitos a fazerem apologia à drogas, é tudo idéia da lagarta. Sempre soube que ouvir uma largarta não era lá boa coisa a se fazer, ainda mais quando ela não responde perguntas, e a cada cinco segundos pergunta “Quem é você?”.

A lagarta do filme tem um tantinho de humor ao chamar Alice toda hora de “Menina burra”, pois ela não consegue saber quem ela mesma é, devido a tantas mudanças que já sofreu desde que chegou nesse mundo louco.

Outro ponto marcante da história é a visita de Alice ao Chapeleiro Maluco, que no conto de Carroll se passa como uma visita para um chá de desaniversário, mas que no filme, se estende além disso. O chapeleiro é quase um personagem tão importante quando Alice, que tenta atos heróicos para ajudá-la em sua missão de destruir o reinado da Rainha Vermelha para que a Rainha Branca assumisse de novo, seu trono por direito.

Ah, quase ia me esquecendo de comentar: no filme de Tim Burton, há uma mistura entre as duas obras de Carroll : “ Alice no País das Maravilhas” e “Alice no País dos Espelhos” – segunda essa que não tive oportunidade de ler – trazendo à trama uma heterogeneidade que a diferencia da história que nos recordamos quando crianças, com as lembranças que temos do desenho.

Porém, não podemos querer uma cópia fiel da obra literária. Como disse Zeca Camargo em seu comentário sobre o filme, se o filme fosse uma cópia fiel da obra, não teria tanta graça e tanto impacto, como teve com as licenças poéticas que Burton fez para torná-lo mais interessante. E quem fala aqui, é uma fã de carteirinha da Alice, que se fascinou com a nova versão, onde até parece que o Chapeleiro Maluco, estava mesmo maluquinho pela Alice, e eu quase cheguei a torcer para que ela ficasse por lá, pelo mundo subterrâneo a fazer chapéus e tomar chá para todo o sempre.

E porque sempre está o Chapeleiro a tomar chá? Ele brigou com o tempo, pois o tempo não é algo, é alguém (“Se você falasse com educação, ele faria com o relógio o que você quisesse”). E agora, que o tempo está bravo com ele, ele parou de correr e são sempre cinco da tarde. Cinco da tarde é hora do chá. Por isso, vive ele a tomar chá sem parar, sempre mudando de lugar. Oferecendo mais chá à Alice, que não entende como tomar mais chá, se ainda não tomou nenhum, mas “mais” é sempre diferente de “nenhum”, e não é preciso entender, apenas tome mais uma xícara.

Vivendo de chá e de charadas sem respostas, o Chapeleiro intriga Alice no conto Original, mas a encanta no filme, onde a mesma charada tem um efeito diferente sobre a menina que está no mundo onde nada é impossível. Qual a semelhança entre o corvo e a escrivaninha? “Não tenho a mínima idéia”, responde ele – o autor da charada, por isso conhecido como maluco, mas essas são as pessoas mais legais.

E assim, tanto no filme, como no desenho ou no livro, tudo acaba como um sonho, pois o mundo real volta para mostrar que aquilo foi apenas uma aventura. Tantos sonhos morrem em poucas palavras, como diz a música. A Alice da música, que esquece do amor e quer mandar uma carta que ninguém quer receber, é uma Alice em muito, parecida com a menininha, ou a jovem da história do País das Maravilhas.

Ela sempre precisa que lhe lembrem das coisas, as idéias que ela tem são temidas, por serem fora dos padrões de normalidade. Ela é tão sincera que é preciso ser treinado para enfrentá-la. “Fica mais uma semana”, Alice. E ela responde: É tarde, é tarde, é tarde! Preciso correr atrás do meu Coelho Branco para viver uma aventura, que seja sonho ou fantasia, mas nesse mundo só meu, o que não fosse, seria. E se eu sou várias no mesmo dia e não sei mais quem sou, só me resta reinventar meu mundo de maravilhas. Nós, crianças de todas as idades.

By Alice (Vulga Mônica)

Links Interessantes:

http://letras.terra.com.br/kid-abelha/46794/ (Música)

http://colunas.g1.com.br/zecacamargo (Com os ótimos textos que o Zeca escreveu)

http://sorrisodogatodealice.blogspot.com/ (Apenas pelo nome)

http://sigaocoelhobranco.zip.net/ (Apenas pelo nome)

Trailler:



2 comentários:

Conrado Heoli disse...

Post lindo mesmo, um honesto e apaixonado relato de admiração.

Não gostei muito do filme e me decepcionei novamente com o time Burton e Depp (antes fora com Sweeney Todd). Mas achei linda sua devoção e a descrição da mesma para com a Alice e suas versões na literatura, música e cinema.

Parabéns pelo texto Ninotchka, você tem um dom com as palavras que toca o leitor, mesmo. Difícil achar alguém que expresse tão bem num texto a pessoa que é realmente. Você é o máximo!

Um beijo e um sorriso do gato de Cheshire.

D

Guilherme disse...

Maravilhoso! Essa é um das muitas palavras que posso descrever esse post. É simplesmente magnífico, e eu também como fã de Alice, tenho de dizer que seus comentários são ótimos e fazem todo o sentido possível!
Suas palavras são ótimas, e espero que sempre continuem assim! Parabéns! :*