CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Duelo Legionário: "O Descobrimento do Brasil" (Legião Urbana) X "Índios" (Legião Urbana)

O post dessa semana era um tema que queria falar semana passada, mas foi preciso adiar por idéias urgentes que brotaram de última hora. Porém, ele não vai acontecer de novo, será novamente adiado, visto que outro tema me surgiu, e que não pode ser adiado. Idéias que já estavam em minha cabeça para serem postas em prática na semana do descobrimento do Brasil e do dia do índio, vão vir agora à tona. Pra tal fato, me utilizo do poeta revolucionário que tanto falava de nosso país em letras protestantes. Renato Russo, em duas canções da Legião Urbana: O descobrimento do Brasil X Índios.

Aparentemente sem nada em comum, O Descobrimento do Brasil e Índios se assemelham quando vomitam seus anseios não satisfeitos. Cada qual à sua forma, mas com o desejo latejante de tornar palpáveis suas inquietações, permitindo-as serem saciadas.

Em “O Descobrimento...”, Renato fala sobre um amor não realizado (“Será que você vai saber o quanto penso em você com o meu coração?”), idealizado (“Quem modelou teu rosto? Quem viu a tua alma entrando?” – ele enxerga muito além do rosto, e consegue visualizar a alma que lhe é tão cara), com marcas suaves que lembram sua infância (“A tia Edilamar e a tia Esperança...”) e com o amargo sofrimento de quem se sente invisível perante os olhos de quem ama (“Quem está agora ao seu lado? Quem para sempre está? Quem para sempre estará?”).

Ele reforça que o objeto do seu amor ama a outro, e que é algo sólido e difícil de quebrar, pois as famílias se conhecem bem. Tudo o que ele quer, é lugar, papel passado, com festa, bolo e brigadeiro, um canto sossegado, um pouco de sossego. Será pedir demais? Como atingir aquilo que nós queremos, e às vezes, nem estamos sonhando tão alto assim? Ao início da letra, ele diz estar pensando em casamento, mas não quer se casar. Ao final, ele diz ainda pensar em casamento, mas diz que ainda não pode se casar. A vontade mudou, mas isso não o possibilita suas concretizações, pois ele é rapaz direito, e foi escolhido pela menina mais bonita. Mas ela não lhe pertence e ele não se acha no direito de chegar aos seus sonhos de forma suja.

Já em Índios, Renato mostra sua indignação por um mundo que está ao contrário e ninguém reparou. Mundo esse no qual, as pessoas se acostumaram a viver, sem se deixarem abalar pelo caos instalado. Um mundo onde as pessoas podem levar embora até o que não temos. Onde cortamos panos-de-chão de linha nobre e pura seda, pois é cada vez mais comum em nós banalizarmos o que nos é raro e caro. Porque o ritmo frenético em que vivemos não nos permite selecionar o precioso do podre, e assim, misturamos tudo numa coisa só, sem dar a cada coisa, seu devido valor.

Ele diz que o que aconteceu ainda está por vir, pois tudo se repete a todo instante. As mesmas histórias, os mesmos erros, as mesmas ladainhas e falsas promessas. E também diz que o futuro não é mais como era antigamente. Bons tempos que não voltam, onde tudo era melhor do que agora. E o futuro será ainda pior do que hoje. E nesse jogo de antíteses, onde tudo se repete e nada é igual, ele prossegue dizendo que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convence que não tem o bastante, porque nosso ponto de saciedade vai se modificando conforme vamos atingindo novos patamares. E falamos demais quando não temos nada a dizer, porque precisamos preencher o silêncio com palavras vazias, perdendo a preciosa oportunidade de contemplá-lo. Martin Luther King diz que “Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam”. E acrescento dizendo que o fim também chega quando falamos demais ao não termos nada de útil a acrescentar.

Nesse mar de lamentações e queixas revolucionárias, ele segue idealizando o mundo que sonha. Quem me dera ao menos uma vez que o mais simples fosse visto como o mais importante. Mas nos deram espelhos, e vimos um mundo doente. Doentes, somos nós, que não enxergamos nada além das nossas vaidades, sem olhar no espelho e ver nossa infinidade de defeitos irreparáveis.

Não dá pra entender como um só Deus ao mesmo tempo é três, quando se quer o perigo e se sangra sozinho, pois isso não traz ninguém de volta, nem a si mesmo: Só quando podemos dividir as nossas dores, começamos a enxergar que deixamos o Deus que nos salvou ficar triste sem nada fazer.

Acho que todos deveríamos acreditar por um instante em tudo o que existe, e acreditar que o mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes, pois só assim, poderemos fazer a nossa parte para que tudo dê certo e para que tudo passe apenas de sonhos utópicos. Acho que merecemos algo além de ser atacados por sermos inocentes.

Nós, acomodados e revolucionários reprimidos, nada mais somos do que índios andando em círculos nos nossos rituais de sobreviver, nos vitimizando de inocentes aos ataques injustos, quando na verdade, podemos pegar nossas lanças e lutar pela nossa liberdade, que nos permitirá redescobrir o país inteiro que há dentro de nós, e que ele não seja careta e covarde.

Temos que descobrir a melhor forma e o melhor caminho que nos levem ao doce equilíbrio de aceitar as nossas limitações, sem nos tornarmos indiferentes com as coisas que podemos mudar para melhor. Só assim, poderemos transpor barreiras e verdadeiramente amar. Não só nossa família, amigos, amores. Mas nosso país, nosso “Eu” que faz a diferença. E todos aqueles que queremos que percebam o nosso coração.

Será que você vai saber o quanto penso em você com o meu coração? Descobri que é sempre só você que me entende do início ao fim. E é só você que tem a cura pro meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi. Mas quero ver. Brasil, mostra a tua cara, confia em mim. Não venderemos todas as almas dos nossos índios em um leilão.

By Mônica

Links das Letras:

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46959/

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/92/

2 comentários:

Tainá Crisóstomo disse...

Quem me dera ao menos uma vez ler um post seu que não fosse genial! rsrs
Apesar de não ser lá fã de Legião, gostei do modo que você falou das músicas e do contexto histórico. Está ótimo, parabéns.
Beijos adocicados

Unknown disse...

Bem propício logo agora que baixei toda discografia da Legião. Perfeito, bobiça!