CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 20 de julho de 2010

"Amigo Estou Aqui" (Randy Newman), Por Conrado

Quando criança, nunca fui de muitas amizades. Era aquele garoto que agradava mais aos adultos, que admiravam minha educação e o que chamavam de “maturidade”, que àqueles da minha idade. Na escola, dois ou três colegas próximos e um grande amigo inseparável. Dessa espécie de introspecção, que culminava em cumplicidade, dedicação e confiança para com pouquíssimas pessoas, surgiu um adulto que consegue se relacionar com muitos, mas que guarda a profundidade inerente às amizades verdadeiras para um número realmente seleto de colegas.

Tentando fugir da pieguice que muitas vezes se institui quando se fala de coisas tão caras e valiosas para o ser humano, vejo uma amizade hoje como um sentimento necessário, ou até mais, como um bem obrigatório. Amigo é aquele que se encontra quando não se procura, que se instala sem que se perceba num espaço preenchido apenas pelas melhores coisas de uma pessoa. Tais amigos se tornam parentes selecionados, relacionamentos insubstituíveis, companheiros para a eternidade.

Confesso que perdi alguns amigos ao longo dos anos... Alguns pela distância (seja física ou ideológica), outros pela evolução ou retrocesso que altera nosso caráter em vários momentos da vida, e alguns ainda por motivos que nunca compreenderei. Mas devo muito à todos eles, pois sem essas relações, que admito serem muitas vezes mais importantes que as amorosas, aquele ser com quem convivo diariamente, conhecido por “eu mesmo”, seria tomado de uma amargura e depressão insuportáveis.

A trilogia “Toy Story” tem uma importância imensurável para mim, e quem me conhece sabe que tal afirmação não é brincadeira – com o perdão do trocadilho. Cada filme entrou na minha vida em um espaço de tempo e fez com que muitas questões se esclarecessem, ou ao menos parecessem mais fáceis de serem solucionadas, além de ser uma peça fílmica que despertou minha atenção para a sétima das artes. Dentre as várias mensagens com que o filme trabalha, a amizade é possivelmente a maior delas, ou a que ganha maior destaque em minhas revisitas às aventuras de Woody, Buzz e todos os outros brinquedos do Andy.

Essa música representa para mim tudo o que você acaba de ler. Assim como em “I'll be there for you”, tema da melhor série sobre a amizade já feita, “You've got a friend in me” aborda tão bem tal questão que meu texto pode ter se tornado até redundante. Importante mesmo é ter pessoas em mente quando se ouve tal canção. Afinal, não é para todos que dizemos “você tem um amigo em mim”. E para menos ainda fazemos tal afirmação justificando que ela irá conosco para o infinito, e além.

Link da Letra:

http://letras.terra.com.br/toy-story/504541/traducao.html

Como uma estrela no céu

Onde meus olhos alcançam o brilho

Nem distância, nem tempo

Rompem e corrompem

Amigos, quando surgem, ficam pra sempre

Doce, especial, eterno.

O cowboy que vai ao infinito. E eu vou junto.

6 comentários:

Tainá Crisóstomo disse...

Gostei da citação de "I'll be there for you"! Não há letra mais real e divertida, se tratando de amizade, que esta. Sem falar que nós, os FRIENDS, temos história com essa música, não é? =]
Abraços

Nine disse...

Incrível saber que um alguém como você, cativante e sincero em suas amizades, foi sempre tão reservado e de poucos amigos. Porém "nunca abra mão de uns poucos e bons", como diz a frase. Também adoro Toy Story e a essência do filme, tão rara hoje em dia, entrando em extinção: a amizade. Algo que está se perdendo pelo caminho e só os elos antigos continuam a se perpetuar. Acho que essa lição, é a que deve ficar: amigo, estou aqui. E pra sempre estarei. Vamos ao infinito, e além. Parabéns pelo seu texto, sempre profundo e beirando a sensibilidade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Conrado... Antes de te parabenizar por este fantástico texto, devo confessar que este também foi o texto com que mais me identifiquei. Deve ser pelo fato de assim como você, sempre fui reservado e de poucos amigos, então, seu texto me conquistou antes do fim do primeiro parágrafo. Você escreve muito bem, e não deveria restringir seu talento só à sétima arte.
Muito obrigado pela participação e parabéns!

Abraços...

Unknown disse...

Conheço muito pouco de Toy Story (por enquanto só vi o primeiro). Mas é realmente um filme que transmite a importacia da amizade. Como eu disse no meu texto, não há sentimentos mais verdadeiros do que de uma criança.

Iracroft disse...

Que lindo texto...parabens!

Quão foi a minha emoção ao sair do cinema em todos os filmes de Toy Store, e mais no 3º me fez derramar lágrimas por todas essas aventuras em que todos nós ja vivemos!

@Iracroft
@CavernaEponto