CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Down em Mim (Barão Vermelho) X Refrão de um Bolero (Engenheiros do Hawaii)

Sou completamente apaixonado por música de dor-de-cotovelo. Na minha opinião, as mais belas músicas são compostas quando o compositor está sofrendo. E quando o motivo do sofrimento é amor, aí que a letra fica mais bonita.

Tive um pouco de receio ao escolher as duas músicas desse post. Escolhi para o texto “Down em Mim”, que é a primeira composição do Cazuza, e o mais perto que um compositor brasileiro conseguiu chegar do espírito dos grandes clássicos do blues norte-americano, principalmente os interpretados por Billie Holiday, grande diva do gênero. A outra composição é “Refrão de um Bolero”, do Engenheiros do Hawaii.

Na letra de “Refrão...”, Humberto Gessinger conseguiu expor exatamente os sentimentos de alguém que vê seu relacionamento chegando ao fim. Quantas vezes não falamos sem pensar e roemos as unhas, frágeis testemunhas de um crime sem perdão?

Minha grande dúvida em relação à “Refrão de um Bolero”, é que não sei se o tal crime sem perdão, é o fato do personagem da música ter sido sincero como não se pode ser ou se foi porque ele não foi sincero como se deve ser.

Mentiras sinceras interessam?!

Só pelo fato de ter sido a primeira música composta por Cazuza, “Down em Mim” já teria seu lugar no Olimpo do rock nacional. Mas fora esse fato, a letra é um petardo, que se tivesse sido interpretado por Maysa ou Dolores Duran, não ficaria deslocada no repertório dessas duas estrelas da música dor-de-cotovelo (ou fratura exposta de cotovelo, como preferia Cazuza).

“Down em Mim” prima por ser um blues autêntico, onde Cazuza expõe suas desilusões com o amor e suas idas e vindas. Até porque, ele sabe que quando o Sol vier socar sua cara, com certeza sua amada já foi embora, e o que resta é esquecer, pois nessas horas... Pega mal sofrer?

O que vem depois do fim, é sempre previsível. Dividimos ele com um vinho barato, um cigarro no cinzeiro e a cara de babaca pintada no espelho do banheiro, que é a igreja de todos os bêbados desiludidos com o amor.

O término de uma relação é o fim do mundo todo dia da semana, e não me importa que mil raios partam.

By Eduardo

Links das Letras:

http://letras.terra.com.br/cazuza/935913/

http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/12897/

5 comentários:

Unknown disse...

Eu tambem adoro músicas que fazem a linha MEU MUNDO CAIU e esse seu post caiu muito bem primo!!!!

Nine disse...

Texto sensacional. Cada novo post, a superação de um obstáculo. Tenho orgulho de vc. E estou amando ver como vc está cada vez melhor nos seus textos. Ps: You know...

Tainá disse...

Adoro essas músicas, as duas. Quando nos sentimos assim, só mesmo um bar e um vinho barato! haha

Dri disse...

Essa música do Cazuza é simplesmente genial! A voz e a interpretação dele, com aqueles "gritos" de guitarra e "lamentos" de piano são capazes de arrepiar a alma até do mais frios dos seres humanos. Belo post!

Unknown disse...

A interpretação do Edson Cordeiro é Esplêndida, Extraordinária.
Conseguiu superar