CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Admirável chip novo (Pitty) X Geração Coca-cola (Legião Urbana)

O meu tema da semana, era uma idéia guardada mas que deu vontade de por pra fora no último segundo. Engraçado que Renato Russo, líder da Legião, tinha suas letras com críticas sociais e políticas estampadas por todo seu universo particular. E nesse universo, ele tinha as letras de geração coca-cola e outra composição sua, homônima do livro de Aldous Huxley, “Admirável mundo novo”, que mais tarde chegou como influência à Pitty pra compor a música aqui em pauta.

Admirável Chip novo (Pitty) e Geração Coca-cola (Legião Urbana), músicas altamente críticas da nossa sociedade robotizada, automática, vendida. Com slogans convidativos, compre você também! Afinal, somos “obrigados”(?) a nos enquadrar em um mundo nada admirável, que nos trata como um aparelho eletrodoméstico, facilmente programado a executar funções pré-estabelecidas. Experimente ser um liquidificador que aspira poeira pra ver se não te olham estranho. Pessoas não são feitas em fôrmas, portanto, não são iguais. Mas estão geneticamente modificadas, transgênicas, adverte o ministério do bom senso e da moral.

Já nascemos programados, e comendo lixo comercial, que aliás, não é orgânico. Temos parafuso e fluido em lugar de articulação, logo, não somos mais filhos da revolução. E não adianta ficar 20 anos na escola, parece difícil aprender. Por isso que quando achamos que já nos libertamos, dá pane no sistema. Fomos desconfigurados nesse jogo sujo, e não é assim que tem que ser. Agimos como burgueses sem religião, fazendo nosso dever de casa com olhos de robô. Não senhor, sim senhor (“ Sempre coca-cola”).

Eu sempre achei que era vivo, mas já que aqui não bate mais um coração, nos dêem um chip novo? Ou vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês! Vamos fazer comédia no cinema com as suas leis, e instigar nossas crianças a derrubar os reis. Não queremos mais idolatrar um chip novo, não vamos deixar que reinstalem o sistema. Agora chegou nossa vez, somos ou não o futuro da nação? Pense. Fale. Compre. Beba (nunca coca-cola!). Leia. Vote. Não se esqueça! Use. Seja. Ouça. Diga. Tenha. More. Gaste e Viva! Sem substituir seu coração por um chip programado.

By Nine

Links das letras:

http://letras.terra.com.br/pitty/67413/

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/45051/

6 comentários:

Jean James disse...

Muito bom o último parágrafo... Confesso que fiquei confuso,não sabia que frase era de que música! rs

Françoise disse...

Pois é, Monica.
A maioria já se robotizou porque a TV os deixa "burros demais", como já diziam Os Titãs há muto tempo atrás.
Todos querendo imitar o modelinho "desfigurado", sem personalidade e sem coração dos personagens de novelas, seriados americanos e por aí vai.
Belíssimo texto!

Unknown disse...

Pitty e Legião.. nem tem o que dizer. As músicas já dizem tudo..

Unknown disse...

Ficou tão lindo.. concordo com cada palavra dita !

Anônimo disse...

Concordo em número, gênero e grau com o artigo, perfeito!!!! =)

Unknown disse...

Bom disparado o melhor post, gostei do jito q tratou e assim geração coca-cola o renato escreveu na epoca do aborto eletrico e a gnt percebe q pouca coisa mudou q essa musica tem valor e peso em qlqr epoca, muito bo a comparação com a pitty!