CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Três vezes Fotografia: Jobim X Ana Carol X Leoni

Estava totalmente empolgada pra falar do tema que escolhi pra essa semana, e minha empolgação levou um banho de água fria ao perceber que me equivoquei: queria, precisava falar sobre fotografia e seu significado através da música, inspiração que tive ao ouvir algo curioso sobre fotografia.

E comecei a pensar em músicas que falavam do tema. Ouvi Foto Polaroid, da Taviani, Retrato em Branco-e-Preto do Chico Buarque e Fotografia, de Jobim. Porém, o que eu desconhecia, é que a letra que eu achava que era de Jobim, era na verdade de Leoni. E com isso, fui buscar as letras, e descobri mais uma fotografia: de Ana Carolina. Então, depois de tirar minha dúvida implacável, decidi. Fotografia tripla essa semana: Tom Jobim, Leoni e Ana Carolina.

Quando penso em fotografia, só um pensamento vem à minha mente: lembrança. Saudades. Tempo bom que ficou em alguma gaveta do passado.

Em sua versão, Jobim fala de um romance ao entardecer em frente ao mar. Cenário perfeito pra um amor, pra uma fotografia. A tarde vai embora pra deixar a noite chegar, e mesmo tendo que ir embora, fica a sensação de que o beijo é o desfecho ideal pra esse encontro. Simples e gostoso de ouvir. E de desejar.

Ana dramatiza mais, como é de sua natureza. Ela só consegue olhar os olhos de quem ama através da fotografia, porque ambos estão tão distantes com suas meias verdades que não conseguem aceitar a opinião alheia. É difícil de encarar. Mas ela jura que vê alem do que parece, quando diz que é do tamanho do que vê e não do tamanho que enxerga a si mesma.

Leoni retoma a idéia tranqüila do mar e do afeto, fotografias pedem mesmo um fundo ao pôr-do-sol. Sugerem lembranças, histórias, sorrisos. No começo, ele parece se preocupar mais com seu sossego do que com a própria felicidade. No curso de suas idéias, ele passa a se esforçar e cansar, ao tentar encontrar a felicidade. Encontra obstáculos, e parece encontrar uma pontinha de esperança quando “Deus deixa pistas” pra ele ser feliz. Até perceber, ao sentir saudades do seu passado, que foi feliz. Que era feliz. Que ele buscava algo que já era real.

Fotografia...cópia fiel, reprodução exata, retrato, segundo o dicionário. Imagem capturada de um instante que não volta e fica guardado na lembrança. Desenho de algo bonito que aconteceu, porque só queremos deixar registrado, memórias de um passado bom. De uma tarde ouvindo o quebrar das marolas, de um olhar, mesmo que oposto. De um beijo, um amigo, uma juventude a ser lembrada. De afeto.

Como diz a canção, “O que vai ficar na fotografia são os laços invisíveis que havia. As cores, figuras, motivos, o sol passando sobre os amigos. Histórias, bebidas, sorrisos. E afeto em frente ao mar”, em um pedaço de papel numa gaveta visitada em momentos de nostalgia, de tardes nubladas. Gosto bom de um tempo onde a memória de suaves momentos não era arquivada em um espaço virtual, que diminui a sensação de que aquilo aconteceu um dia, pois não é palpável, não tem peso. E precisamos dele. A minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança doce. Com açúcar e afeto.

By Nine

Links das letras:

http://letras.terra.com.br/tom-jobim/49043/

http://letras.terra.com.br/ana-carolina/423860/

http://letras.terra.com.br/leoni/69309/

3 comentários:

Françoise disse...

Que linda interpretação das letras dessas músicas.
Cada um com a sua forma de ver, que vc soube captar muito bem.
Eu fico com o jeito mais Leoni de ver as fotografias, uma coisa mais saudosa e doce, mais por do sol, mais memories.
E adorei a sua forma de ver...com açúcar e com afeto!
Beijo no coração!

Unknown disse...

Fotografia e música..combinação perfeita, conjunto de lembrançcas p/ aliviar um pouquinho a dor da saudade...
Citações de 3 gigantes compositores..parabéns..tá tudo de bom o blog de vocês..que vcs continuem assim alçando voôs mais altos e trazendo tanta coisa bonita p/ gente ler...

Beijoooo com carinho.

Tainá disse...

vou colecionar mais um soneto
outro retrato em branco e preto
a maltratar meu coração...

músicas são sempre belas, falando de fotografia.

beijos