CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sutilmente (Skank) + P.S. Eu te amo

O post dessa semana, confesso que foi sofrido, quando a intenção era tudo, menos essa. Juntar música com outras forma de arte e traçar um paralelo me fascina. Então juntei essa idéia, com o dia D de hoje, e pensei nessa forma de me declarar pro Edu. Então, não vou por um duelo de músicas A versus B, e sim, somar. Como o amor faz. Comparo então o filme P.S. Eu te amo com a letra do Skank, Sutilmente.

Acho que todos sabem, mas o filme conta a história de Holly, uma mulher que acabou de chegar aos 30 anos e ganhou um presente de grego: perdeu seu amado Gerry, vítima de uma doença fatal. Mas como Gerry sabia que iria deixar sua amada, e que seria dificil pra ela seguir sem ele, encontrou formas de fazê-la despedir-se. Dar adeus aos poucos, se bem que em certos casos, o adeus pode nunca vir.

Antes da terrível separação, o filme mostra alguns conflitos do casal, mas o que mais em chama atenção, é uma briga explosiva onde ambos se alteram e dois segundos depois, se beijam loucamente, pensando o quão ridículo é perder tempo com bobeiras, se o amor é mesmo maior que isso. Quando eu estiver louco, subitamente se afaste, diz a letra. Mas quando eu estiver fogo, suavemente se encaixe, porque não é possível ficar mais que alguns segundos longe de você, minha alma arde em uma febre incessante por sentir seu coração bater em mim.

Em determinado momento do filme, eles se questionam do porquê de nao terem filhos, e Holly logo tem a resposta na ponta da língua: isso nao está nos planos previamente arquitetados, onde cada etapa é uma sequência que tem uma lógica perfeita para dar certo. Só que o que ela não percebeu, foi que quando planejamos demais nossa felicidade, adiamos pra um espaço de tempo que um dia sequer vai existir.

Gerry tem uma perspectiva mais realista: ele a responde dizendo que as pessoas têm filhos sem grana o tempo todo. Somos felizes sem planejar e estabelecer metas pra isso, porque 99% dos nossos planos nunca darão certo e precisamos viver cada dia no improviso, que nos faz sorrir muito mais por ser perfeito, sem ter sido pré-meditado.

Holly ainda diz uma frase que teve muito impacto pra mim e me fez pensar sobre a minha vida e os infinitos planos que faço pra ela: “ E se nossa vida for isso? E se isso for tudo?”. Ela diz isso ao refletir que vê muitas pessoas comprando apartamentos maiores e tendo filhos, e fala de às vezes sentir medo que sua vida não comece. E Gerry a rebate, dizendo que eles já estão vivendo a vida deles, que ela já começou e é aquela que eles levam. E pode não passar disso. E realmente, não passou disso. Não passa disso.

E ela não consegue viver nessa realidade onde ele não faz mais parte do mundo dela. Pelo menos, do mundo real e tocável. Ao ligar repetidas vezes pra secretária eletrônica dele pra ouvir sua voz na mensagem, ela mostra sua urgência em sentir a presença de quem é parte dela. Os hábitos são difíceis de mudar, quando a pessoa é parte de nós e de tudo que nos mantém vivo e são.

É como estar se apresentando em um salão lotado, e não enxergar ninguém, nem vaias, nem congratulações. Só enxergar um rosto no meio dessa multidão. O único rosto que não faz parte desse cenário, só de sua imaginação, que quer tornal real seu passado feliz que não existe mais. E se eu quiser encerrar minha vida por aqui?

Nem foi dada essa opção, apesar da vida continuar e se entregar ser uma bobagem. Bobagem maior é não perceber o privilégio que é envelhecer com alguém ao seu lado, que te mantém longe da vontade de suicidar. É mais difícil do que parece.

As saudades seguem. E ela não consegue ser feliz com a felicidade dos outros, por perceber que tudo que lhe fazia feliz foi embora sem a mínima chance de voltar. Como se tivesse condenada a pagar uma pena por um crime que não cometeu e ainda tentou impedir que fosse cometido por outrem. Não importa o que faça, o emprego ou os amigos que tenha, ele não está ali. E ela não está sei lá onde com ele. Nada muda o fato de que estão separados e isso dói em ambas as partes.

E ela percebe aos poucos como se encontra imersa em sua solidão: quando vai ao restaurante e o garçom tira os pratos da frente e pergunta: “sua companhia foi embora? É só você então?”. Era só ela, pra sempre. E ela só queria ser simplesmente abraçada por estar triste.

“Você foi minha vida, mas eu fui só um capítulo da sua. Ainda há mais”, é o que ele a diz em sua carta de adeus. Pra ela, a vida segue. Mas ele continua nela. Certas coisas, só acontecem uma vez, e deveriam ser proibidas de ter um final ímpar. Mas quando eu estiver morto, suplico que não me mate, não, dentro de ti. Mesmo que o mundo acabe, enfim. Dentro de tudo que cabe em ti. Não me exclua do seu universo. Pode disfarçar quando eu estiver bobo. Mas nunca esqueça que é P.S. Para sempre. Você sabe.

By Mônica

Link da Letra:

http://letras.terra.com.br/skank/1342038/

Link sobre o filme:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=28833212

5 comentários:

Unknown disse...

Esse filme é derpimentemente lindo ='(

Unknown disse...

Na parede(vida)da nossa memória haverão sempre quadros(lembranças) que vão doer mais que os outros,como diz a canção de Belchior,mas o que fazer? sigamos...

Unknown disse...

Lindo o blog amei o texto, bjuuuuuuuuuuuu

Tainá Crisóstomo disse...

post legal!
nunca assisti esse filme, mas dizem que é bom.
prefiro não assistir... não tô a fim de chorar, rsrs

beijinhos, monica e eduardo!
=***

Vanessa disse...

Nossa amiga, esse post me tocou bem no fundo, lembrei de milhares de momentos que aconteceram comigo e tds as coisas que me fizeram ligar-me a vc...Adorei =) Grande beijo querida.